Há uma diferença muito grande entre preocupar-se com a lei e ser legalista. As escrituras aprovam a preocupação - movida pelo amor - com o cumprimento da vontade moral de Deus; e ao mesmo tempo condenam a obsessão neurótica - movida pelo medo - com a lei.
Então, qual é a diferença entre ser santo e ser legalista?
▸ O santo se relaciona com Deus em amor, o legalista procura cumprir a lei em temor servil.
▸ O santo sabe que entrará no reino dos céus pelo sacrifício de um outro que foi espancado e morto em seu lugar, o legalista não consegue entender uma relação com Deus que não seja baseada em performance.
▸ O santo cai e se levanta, confiando mais na misericórdia de Deus do que na sua inocência, o legalista só se perdoa depois de haver expiado pessoalmente a sua culpa.
▸ O santo se relaciona com Deus através de Cristo, o legalista se relaciona com Deus através da lei.
▸ O santo usa as Escrituras para revelar o amor gracioso de Deus pelos pecadores, o legalista usa a Bíblia para justificar a sessão de apedrejamento do que pecou.
▸ O santo surpreende-se com a doçura da graça de Deus, o legalista espanta-se com a estreiteza do caminho que leva ao céu.
▸ O santo é bom e justo, já o legalista costuma ser apenas justo. Em suma, o santo é justo, o legalista é justiceiro.
▸ O santo tem sempre alguém na vida com quem pode falar sobre suas fragilidades morais, o legalista procura ocultá-las até de si mesmo.
▸ O santo surpreende-se com a condescendência divina em face da sua fraqueza moral, o legalista não entende como não é mais abençoado em face do seu desempenho ético.
▸ O santo se relaciona com Deus através de Cristo, o legalista se relaciona apenas com Deus. Por isso, o santo encontra o Pai, o legalista o Diabo.
Rev. Antônio Carlos Costa
Adaptado de Genizah
- Legalismo - Compromisso ou Interesse - Cultivar a Santidade - Tempo Oportuno - Leia a Bíblia |
0 comentários:
Postar um comentário