Blogger news

Porco Espinho

Uma vez uma pessoa muito querida me contou essa história do Porco Espinho que me fez refletir bastante.
Achei interessante postar aqui.

O PORCO ESPINHO

“Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram...

O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.”


E assim também somos nós!
O Rev Hernandes em uma de suas pregações disse uma frase mais ou menos assim: "As pessoas podem ferir mais sua alma do que as circustâncias mais adversas. [...] Quando a ferida é provocada por alguém mais íntimo, a dor é mais profunda."
Essa afirmação é verídica e creio que todos tem uma experiência disto vivida.

Assim como o porco espinho, também temos essa decisão a tomar: ou vivemos isolados de todos, mantemos só aquele relacionamento superficial, ou aprendemos a aceitar e conviver com os defeitos dos nossos próximos. (Mas assim como meu próximo, eu também tenho defeitos e também posso magoá-lo.)

Consequência de viver isolados? C. S. Lewis fala bem disso nesse trecho do livro "Os Quatro Amores":
[...] Se quiser ter a certeza de manter seu coração intacto, não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em passatempos e pequenos confortos, evite todos os envolvimentos, feche-o com segurança no esquife ou no caixão do seu egoísmo. Mas nesse esquife - seguro, sombrio, imóvel, sufocante - ele irá mudar. Não será quebrado, mas vai tornar-se inquebrável, impenetrável, irredimível. A alternativa para a tragédia, ou pelo menos para o risco da tragédia é a danação. O único lugar fora do céu onde você pode manter-se perfeitamente seguro contra todos os perigos e perturbações do amor é o inferno.

Consequência de viver juntos? Crescimento, amadurecimento. Aprendemos a conviver com as pessoas, com suas qualidades e defeitos. A continuação do texto de C. S. Lewis nos fala sobre isso:
É preciso despojar-nos de toda a nossa armadura defensiva. Se nossos corações tiverem de partir-se, e se Ele escolher este como sendo o meio de parti-los, assim seja.

Se as feridas provocadas por alguém próximo é a forma que Deus usa pra mexer na minha vida, apontar onde tô errando, mostrar onde Ele quer que eu mude. Ou mesmo pra eu amadurecer, aprender a ter mais paciência, tolerância, ou ser mais persistente. Seja lá pra que for, se Deus permitiu que eu sofresse, Ele quer me ensinar algo com isso. E se Ele quer me ensinar, eu quero aprender!

"Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo."
(Provérbios 27:17)


E então... o que você escolhe... viver junto ou isolado?


Que Deus nos abençoe e nos fortaleça dia a dia!


Um abraço,
Drix



Leia também:

- O Poder das Palavras
- Solidão, o vazio de Relacionamentos
- Amor doador e perdoador
- Vou Orar por Você

2 comentários:

  1. Acho que fui eu que contei???
    uahuahuahuahuahuah

    Abençoadissimooooo...
    Obrigada por tdo...
    amo vc

    ResponderExcluir
  2. Sim sim!
    Essa anônima "pessoa muito querida" citada no texto, que me contou a história do porco espinho foi você sim! hehehe =)


    É muito bom saber que o blog tá servindo pra abençoar! *-*

    Amo você!

    ResponderExcluir

 

Blogger news

Visitas


Blogroll

Projeto Rede ao Mar