Blogger news

Por que você tá deprê? (parte 1)

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. (Salmo 43:5)

A causa mais básica da depressão espiritual é viver em desarmonia com as Escrituras. No entanto, simplesmente chamar algo de “pecado” sem identificar a sua designação exata no texto bíblico não nos ajuda a tratar eficazmente o problema. Assim como um médico pode prescrever o antibiótico correto, uma vez que ele identificou a bactéria exata que causa uma infecção, espero ajudá-lo a chegar a um diagnóstico mais preciso e uma solução para qualquer depressão (não médica) funcional que você pode experimentar.




O pecado não arrependido

A primeira categoria de pecado que causa a depressão é o pecado não arrependido. Com isso, quero dizer qualquer pecado sobre o qual você se sinta culpado. Alguém já comparou a culpa com o esgotamento físico que ocorre quando um indivíduo se exercita por muito tempo. Exacerbar-se durante o exercício físico acabará por resultar em uma diminuição temporária da força e do vigor. Do mesmo modo, viver dia após dia com a culpa sob o pecado que não tenha foi confessado gasta uma certa quantidade de energia emocional. Ele suga sua força emocional e faz você se “esgotar emocionalmente” (ou seja, se sentir deprimido). Deus não criou a culpa para ser algo que Seu povo deva viver por longos períodos de tempo. Sua intenção é que nós confessemos os nossos pecados e os abandonemos. Ao fazer isso, experimentamos tanto o perdão de Cristo e também santificação do Espírito Santo. (Estas duas disposições eliminam a culpa). O perdão de Deus remove a culpa dos nossos pecados passados. A cooperação dEle no nosso processo de santificação remove a culpa que, por vezes, experimentamos ao perceber que estamos ligados a um hábito pecaminoso particular e que, provavelmente, amanhã cometeremos o mesmo pecado.

Alguns pecados, além da produção de culpa, têm outros efeitos colaterais além de sugar a energia emocional e causar depressão. O maior deles é amargura. Amargura (ou ressentimento) é o resultado de uma falta de vontade de perdoar aqueles que pecaram contra você. É necessário energia emocional para manter um rancor. O ressentimento, como a culpa, vai esgotar sua energia, se autorizado a residir em seu coração por muito tempo. Emoções dolorosas como a amargura e a culpa são “os detectores de fumaça” de Deus projetado para chamar a atenção para um incêndio particular em nossas vidas. Eles não podem ser ignorados sem danos de longo prazo para o corpo e a alma. Outros pecados que drenam a nossa energia emocional (acima e além de qualquer culpa que possam causar) incluem ansiedade, raiva injusta, medo egoísta, inveja e ciúmes.

Escrito por Lou Priolo
Tradução: Rafael Bello| iprodigo.com| original aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Visitas


Blogroll

Projeto Rede ao Mar